SDSN-AMAZONIA
COMITÊ TÉCNICO-CIENTÍFICO DA PLATAFORMA DE SOLUÇÕES   

Adalberto Luis Val

Adalberto Luis Val, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA / MCTI) desde 1981, estuda adaptações biológicas de peixes para os desafios ambientais. Val tem pós-doutorado pela Universidade de British Columbia, no Canadá e já supervisionou mais de 100 alunos de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Ele é autor de mais de 130 artigos e mais de 20 capítulos de livros. Entre seus livros estão Peixes da Amazônia, Springer Verlag (1995) e da fisiologia de peixes tropicais, Academic Press (2006). Proferiu mais de 150 seminários e conferências em todo o mundo. Foi Director-Geral do INPA / MCTI durante oito anos (2006-2014) e está coordenando o projeto ADAPTA INCT (Adaptações de Biota Aquática às mudanças ambientais). Seu laboratório tem sido apoiada por agências brasileiras de financiamento (CNPq, CAPES, FAPEAM) e organizações estrangeiras (Copper Association, The Leverhulme Trust). É membro da Academia Brasileira de Ciências, companheiro 1A do CNPq, e foi premiado com a Gran Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (Brasil) e o Prêmio de Excelência da Sociedade-Fisiologia Seção American Fisheries (EUA), entre outras. Atuou como Chefe do Escritório de Cooperação Internacional do Ministério CAPES do Brasil / Educação em 2015. Atualmente, ele está estudando a respiração e as adaptações dos peixes da Amazônia às mudanças no ambiente, tanto de origem natural como as causadas pelo homem, incluindo os efeitos das mudanças climáticas.

Denis Minev Benchimol

Denis Minev é diretor-presidente da Bemol e co-fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável. Em 2012 foi selecionado Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial. Denis serviu como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e como analista financeiro do Banco Goldman Sachs. É formado em economia pela Stanford University, tem mestrado em Estudos Latino-Americanos também pela Stanford University e MBA pela Wharton School.

Adicione mais informações sobre este item..

Marco Ehrlich

Marco Ehrlich é engenheiro florestal ​pel​a Universidade de Florença (Itália) e tem ​doutorado em planejamento e conservação dos recursos naturais da Universidade de Michigan (EUA) Com mais de 30 anos de experiência profissional em conservação e desenvolvimento sustentável como elementos integrantes da mesma proposta.

 

Ao longo de sua trajetória, acumulou​ experiência e lições importantes de desenvolvimento e conservação, tendo trabalhado em vários continentes e com uma variedade de instituições e organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Mundial (BM), Conservação Internacional e do Programa das Nações Programa de Desenvolvimento das nações (PNUD).

N​a​ SDSN-Amazonia, Marco Ehrlich apoia as atividades referentes a Plataforma de Soluções da Amazônia e o Curso de Formação e Empreendedorismo para Soluções ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia.

Adicione mais informações sobre este item..

Manuel Martín Brañas

Graduado em Filosofia e Ciências da Educação, com especialidade em Antropologia Política e Econômica. Mestre em Desenvolvimento Rural. Especialista em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Ele trabalhou em diferentes projetos de cooperação internacional relacionados ao desenvolvimento rural da Amazônia, conservação ambiental e recuperação do conhecimento tradicional dos povos indígenas da Amazônia. Participou de várias publicações de pesquisa, sendo editor de diversos trabalhos relacionados à conservação, desenvolvimento rural e tecnologia indígena e ribeirinha.

Adicione mais informações sobre este item..

Juan Fernando Reyes

Juan Fernando Reyes, é economista com pós-graduação em manejo florestal comunitário, atualmente é diretor da ONG Herencia que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia boliviana. Com 18 anos de experiência em desenvolvimento rural na Amazônia boliviana, Juan Reyes é faz parte do GT - Agenda 2030 (Indicadores Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS) e têm a responsabilidade de apoiar a coordenação do grupo e o desenvolvimento da publicação referente ao trabalho do GT - Agenda 2030.

Adicione mais informações sobre este item..

Please reload