SDSN-JOVEM

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE ODS

Difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da fotografia, foi o intuito da primeira exposição fotográfica sobre os ODSs durante a Virada Sustentável 2016,  que contou a visitação de mais 120 pessoas.

 

A exposição "Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Amazônia: um chamado para a mudança global", reuniu imagens captadas por grandes fotógrafos, como Bruno Kelly, Liana John e Rodrigo Tomzhinsky.

 

A exposição contou com 17 imagens que sintetizam os 17 “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), uma agenda de desenvolvimento apresentada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para definir novos caminhos que tragam melhorias na vida das pessoas e do planeta, e a relação destes Objetivos com a Amazônia. Todas as fotografias foram feitas na região da Amazônia e tem relação com as metas globais da ONU.

ODS 01 - Erradicação da pobreza

Fotógrafo: Rodrigo Tomzhinsky

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá

 

O primeiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) visa acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. Uma das principais metas é reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais.

 

Registro de casa flutuante no Rio Solimões.

ODS 02 - Fome zero e agricultura sustentável

Fotógrafo: Bruno Kelly

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro

 

Um dos grandes desafios da agenda global até 2030 é acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
 

Nesta imagem, o fotógrafo Bruno Kelly retrata o cotidiano das famílias do baixo Rio Negro, que tem na farinha de mandioca uma das principais vocações produtivas voltadas à subsistência e comercialização.

ODS 03 - Saúde e bem estar

Fotógrafo: Bruno Kelly

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira

 

O terceiro Objetivo do Desenvolvimento Sustentável visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Na infância, os esforços globais devem se voltar para a redução da taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos, e acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos.

 

A Primeira Infância necessita ser tratada como uma das prioridades na agenda governamental da Amazônia. O fotógrafo Bruno Kelly retrata nesta imagem uma família do Rio Madeira recebendo assistência do Projeto Primeira Infância Ribeirinha, o primeiro projeto de atenção integral a crianças de zero à seis anos na Amazônia, que serviu de inspiração para a formulação de política pública no âmbito estadual.

ODS 04 - Educação de qualidade

Fotógrafo: Bruno Kelly

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira

 

Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos é o quarto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Promover o acesso a educação de qualidade nos diferentes níveis é um dos grandes desafios na Amazônia. Além de enfrentar os desafios logísticos e fornecer condições dignas aos professores do interior, é necessário incorporar o saber tradicional ao ensino regular das escolas ribeirinhas da região. Nesta imagem, o fotógrafo Bruno Kelly retrata a superação de alunos e professores de comunidades distantes para estudarem.

ODS 05 - Igualdade de gênero

Fotógrafo: Bruno Kelly

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro

 

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Para atingir esse objetivo, as nações devem propiciar às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais.

 

A imagem retrata a artesã Neide Garrido, moradora da comunidade Tumbira, que participa de um grupo de artesanato na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

ODS 06 - Água limpa e saneamento

Fotógrafo: Murilo Arashiro

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Canumã

 

A agenda global até 2030 visa alcançar a assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. Para isso, deve-se  buscar o aumento substancial da eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis de água doce, visando reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água.

 

A imagem acima foi um registro do fotógrafo Murilo Arashiro, que retrata o desafio para o acesso à água potável na RDS Canumã, relacionado ao sexto Objetivo do Desenvolvimento Sustentável.

ODS 07 - Energias renováveis

Fotógrafo: Caio Palazzo

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro

 

O sétimo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) busca assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, aumentando substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global e melhorando a eficiência no consumo.

 

Nesta imagem o fotógrafo de Caio Palazzo retrata o morador da comunidade Tumbira, Renato Garrido, em um curso de manutenção de rede elétrica de baixa tensão, alimentada via painéis de energia solar. O projeto piloto foi implantado em duas comunidades do baixo Rio Negro, fornecendo energia limpa, segura e com baixo impacto ambiental para regiões isoladas da Amazônia.

ODS 08 - Empregos dignos e crescimento econômico

Fotógrafo: Marcelo Castro

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari

 

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 8 busca promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

 

Incorporar a biodiversidade local à produção sustentável é um grande desafio para o desenvolvimento na Amazônia. Esta foto retrata a secagem da Andiroba na RDS Uacari, registrada pelo biólogo e mestre em áreas protegidas, Marcelo Castro.

ODS 09 - Inovação e infraestrutura

Fotógrafo: Tatiane Froner

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari

 

Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação é o nono Objetivo do Desenvolvimento Sustentável.

 

Na foto acima, Tatiane Froner apresenta o laboratório de inovação realizado com empreendedores do Médio Rio Juruá, uma alternativa para buscar boas práticas para produção alinhadas com o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

ODS 10 - Redução das Desigualdades

Fotógrafo: Rodrigo Tomzhinsky

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá

 

O décimo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável tem por objetivo reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, buscando empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

 

A foto acima foi tirada na RDS Mamirauá, pelo fotógrafo Rodrigo Tomzhinsky, registrando o equilíbrio entre a simplicidade e harmonia no cotidiano das comunidades amazônicas.

ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

Fotógrafo: Bruno Kelly

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro

 

O décimo primeiro ODS tem por objetivo tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Até 2030, a agenda global deve buscar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

 

Imagem aérea captada pelo fotógrafo Bruno Kelly da Comunidade do Tumbira, na RDS Rio Negro, que abriga o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade.

e (NCS) Agnello Bittencourt Uchôa, onde são fornecidos serviços de educação e saúde para moradores das 19 comunidades do baixo Rio Negro.

ODS 12 - Consumo e produção sustentável

Fotógrafo: Felipe Irnaldo

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari

 

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis é o décimo segundo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável.

 

Imagem registrada durante a atividade de despesca do pirarucu na RDS do Uacari. Além de gerar renda para famílias ribeirinhas, o manejo do pescado promove a conservação da espécie, pois estimula a conservação dos estoques do peixe.

ODS 13 - Combate às mudanças climáticas

Fotógrafo: Edgar Duarte

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro

 

O ODS 13 tem por objetivo tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos. Dentre várias outras medidas, estão melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

 

Esta foto foi registrada em 2010, durante a maior seca registrada na história do Rio Negro. As comunidades necessitaram caminhar cerca de 7 km de distância até o primeiro ponto navegável do Rio, habitualmente transitável durante todo o ano.

ODS 14 - Vida debaixo da água

Fotógrafo: Gabriela Sampaio

Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro

 

A conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável é o foco do ODS 14. Este ODS tem por objetivo prevenir e reduzir significativamente a poluição marinha de todos os tipos, especialmente a advinda de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes.

 

Fim de um dia de trabalho na APA Rio Negro, em foto registrada por Gabriela Sampaio.

ODS 15 - Vida sobre a terra

Fotógrafo: Liana John

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uacari

 

O ODS 15 tem por objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade global.

 

A foto acima retrata Joaquim Cunha, seringueiro da comunidade São Raimundo, na Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá. Joaquim é pai do extrativista Manoel Cunha, uma das principais lideranças extrativistas da Amazônia, ex-presidente do Conselho Nacional das Populações Tradicionais (CNS).

ODS 16 - Paz e justiça

Fotógrafo: Bruno Kelly

Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro

 

O ODS 16 tem por objetivo promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

 

Atletas do projeto Arquearia Indígena no Amazonas, que busca promover por meio do esporte o resgate da autoestima das populações indígenas do Amazonas. Participam do projeto atletas das etnias Kambeba e Karapãna, que já atingiram medalhas de ouro, prata e bronze em competições na Costa Rica, Turquia e Estados Unidos.

ODS 17 - Parcerias pelas metas

Fotógrafo: Renato Soares

Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro

 

O ODS 17 busca fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

Foto registrada pelo fotógrafo Renato Soares na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, na aldeia kambeba Três Unidos.

Please reload