Buscar
  • Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia

Amazon Summer School 2020 abre inscrições para curso de imersão na floresta amazônica

O curso é promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para entusiastas da sustentabilidade e dos modos de vida na Amazônia


Promover o conhecimento das dinâmicas culturais, sociais e econômicas que existem nas comunidades ribeirinhas do Amazonas e aplicá-las em contextos fora da Amazônia, é uma das propostas do Amazon Summer School 2020, o curso de verão promovido a cada dois anos pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Foto: João Pedro Rocha


O Amazon Summer School acontece entre os dias 18 e 31 de julho de 2020, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. Os participantes ficarão hospedados na comunidade Tumbira e ao longo da imersão conhecerão demais comunidades da RDS Rio Negro. O curso é em inglês para participantes de diferentes áreas de atuação e tem como missão tornar os participantes em agentes de mudança para a sustentabilidade.


A metodologia do curso utiliza ferramentas de inovação social como design thinking e a Teoria U. No curso os participantes são estimulados a desenvolver soluções para desafios reais vistos nas comunidades utilizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A programação também conta com a educação experiencial, atividades teóricas e práticas, misturando conhecimentos acadêmicos e tradicionais. Os temas principais abordados perpassam a Amazônia, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e a vida em comunidade.


Para participar do Amazon Summer School é necessário passar por um processo seletivo e ter acima de 18 anos. As inscrições estão abertas até 1 de Abril. O resultado sairá no dia 10 de maio. O investimento para o curso é de US$ 2.600 com alimentação e hospedagem desde a chegada em Manaus - AM. Cada participante é responsável pela passagem aérea e seguro viagem.


Neste ano, além da parceria com a rede SDSN-Amazônia (da sigla em inglês), a Youth Climate Leadership (YCL) se tornou parceira do Amazon Summer School. O YCL é uma plataforma que oferece cursos e oportunidades para carreira no campo de mudanças climáticas e conta uma rede de profissionais e oportunidades de diversos cursos na área em várias partes do mundo. Todos os participantes serão inseridos na rede YCL, rede Amazônia-edu e SDSN-Amazônia.


Para mais informações sobre o curso e inscrições, acesse: https://www.amazonsummerschool.com/


SDSN - AMAZÔNIA


A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia é uma rede que visa articular uma rede regional da Bacia hidrográfica Amazônica focada em centros de conhecimento, acadêmia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.


Sobre a FAS


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, com a missão de promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), do Programa de Educação e Saúde (PES) e o Programa de Soluções Inovadoras (PSI).

2 visualizações