Buscar
  • Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia

Design for Change abre inscrições para prêmio que reconhecerá iniciativas de estudantes

O Rainforest Kids Challenge premiará os três melhores projetos; as inscrições estão abertas até 31 de agosto



O movimento global Design for Change, que inspira milhões de jovens do mundo todo a transformarem suas escolas e comunidades, abre as inscrições para o Rainforest Kids Challenge, iniciativa que premiará projetos de estudantes que contribuam para manter as florestas tropicais em pé. O prêmio tem o apoio do Rainforest XPrize e as equipes de estudantes que apresentarem as três melhores ideias poderão ter até US$ 3.300 (aproximadamente R$ 15 mil) para pagar as despesas de viagem e apresentar as soluções selecionadas, no evento anual que acontecerá em novembro, em São Paulo. As inscrições encerram no final de agosto.






O Rainforest Kids Challenge é um desafio global para estimular que crianças e jovens do mundo inteiro busquem soluções para a preservação das florestas tropicais e, assim, contribuam para o combate da crise climática e para a construção de um futuro próspero, justo e sustentável.

O prêmio foi lançado oficialmente na cerimônia de encerramento da conferência global “Eu Posso”, realizada no Vaticano, no dia 30 de novembro, com a presença do Papa Francisco. Essa data marcou também o encerramento de quatro dias de evento realizado em Roma, que reuniu 2.500 crianças de 40 países que apresentaram 207 histórias de mudança em 14 espaços da cidade. Entre as crianças, estavam 25 estudantes brasileiros selecionados pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

O objetivo do Rainforest Kids Challenge é abrir espaço para que as crianças e jovens que estão preocupados com a preservação das florestas possam ser parte da solução e ajudar a construir projetos que valorizem a floresta tropical em pé.

O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis.

Estudantes de qualquer lugar do mundo podem inscrever suas iniciativas, que devem ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma (português, inglês, espanhol e francês). Para mais informações, acesse: https://rainforestchallenge.dfcworld.com/

Sobre Design for Change


O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 70 países e já impactou mais de 2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

O protagonismo, a empatia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Sobre o Rainforest XPRIZE


Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o Rainforest XPRIZE, prêmio de 10 milhões de dólares, tem como missão mostrar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e as inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas em desenvolver tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia da floresta e fortalecer os povos da floresta. Mais informações: rainforest.xprize.org.


1 visualização