Buscar
  • Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia

SDSN Jovem Amazônia participa do Simpósio da Juventude do Vaticano

Jovens de vários lugares do mundo participam contando suas experiências e o trabalho que tem desenvolvido para o alcance dos ODS


A criatividade, energia e a inovação dos jovens tem feito mover o mundo em prol do combate às mudanças climáticas e de tornar cidades e sociedades melhores para se viver. Para saber quem são esses jovens e o que eles tem feito, alguns deles estão reunidos no Simpósio da Juventude do Vaticano 2019 (VYS, da sigla em inglês), realizado hoje (16) em paralelo ao Sínodo da Amazônia na cidade do Vaticano.

Foto: Amy Au/ SDSN Youth

O VYS funciona como um fórum onde soluções e idéias inovadoras são apresentadas por jovens de diversas parte do mundo. Cada jovem tem 7 minutos para falar sobre suas experiências e sobre a iniciativa que tem desenvolvido em sua região. Todas as iniciativas devem ter sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) considerando as especificidades de cada região, como é o caso da Amazônia.


A Amazônia foi representada pela coordenadora da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Jovem da Amazônia (SDSN, da sigla em inglês), Carolina Ramírez. Carolina falou na sessão Redes, Parcerias e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento Sustentável sobre trabalho que têm sido desenvolvido pelas redes SDSN-Amazônia e SDSN Jovem Amazônia na construção de redes e parcerias fortes entre a Academia, setor público, setor privado e terceiro setor para o alcance dos ODS nos países amazônicos (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa) e sobre o trabalho desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) junto aos jovens ribeirinhos.


Segundo Carolina o VYS promove ter conhecimento do que será sendo realizados por jovens e para os jovens no mundo no alcance dos ODS considerando que cada um e cada região tem suas peculiaridades que devem ser consideradas e respeitadas.

“Cada país, região e local possuem suas próprias peculiaridades. Quando se fala na Amazônia esses desafios perpassam desde questões sociais, ao acesso à direitos como Educação, Saúde e Segurança em regiões urbanas, mas principalmente em comunidades ribeirinhas. Neste contexto, o VYS nos permite ter uma visão ampla do que está sendo realizado por jovens e para os jovens no mundo todo nas temáticas de educação, cidades sustentáveis, tecnologia, inovação e financiamento para o alcance dos ODS. Esta experiência é muito proveitosa para conseguir replicar e escalonar soluções propostas pelos próprios jovens e replicá-las em nossa região”, afirma Carolina.






Foto: Amy Au/ SDSN Youth

O evento contou com a participação de jovens da SDSN Youth e de uma das coordenadoras da Greve pelo Clima, a ativista Alexandra Villaseñor.



Sobre o Simpósio da Juventude do Vaticano (VYS)


Os líderes juvenis têm um papel importante a desempenhar o alcance dos

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Clima de Paris Acordo, e a Laudato Si 'do Papa Francisco entre a nova geração em todo o mundo. O Simpósio da Juventude do Vaticano serve como um centro de debate e um fórum onde soluções e idéias inovadoras são cultivadas e são promovidas parcerias para uma maior implementação do desenvolvimento sustentável, focado no trabalho nacional, regional, e em escalas internacionais. Os participantes se reúnem para aprender entre especialistas e entre si em sessões que abrangem tópicos de inovação e tecnologia, educação, empreendedorismo, cidades e comunidades sustentáveis ​​e compromisso moral para fortalecer os movimentos juvenis globais para a melhoria da humanidade.


O Simpósio da Juventude do Vaticano é realizado desde 2016 e aborda o desafio treinamento de líderes juvenis com o apoio da Pontifícia Academia das Ciências (PAS) e da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável - Jovens (SDSN Youth, da sigla em inglês), líderes da sociedade civil, comunidades religiosas, empresas, governos e universidades.


Sobre a SDSN Jovem Amazônia


A SDSN Jovem Amazônia é a divisão da SDSN-Amazônia voltada para pessoas de até 30 anos, e promove o envolvimento de jovens da bacia amazônica na agenda 2030, tendo como objetivos: educar os jovens sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conduzi-los no caminho dos ODS; conectar jovens no mundo inteiro para trocar ideias, compartilhar experiências e colaborar para alcançar os ODS e apoiar jovens na criação e replicação de soluções inovadoras para os ODS.



0 visualização