GLOBAL GOALS ATENDIDOS:

Mostrar Mais

   PROGRAMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO & COMUNICAÇÃO
GT - Agenda 2030 (Indicadores Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS):   

Em 2012, após a conclusão da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Rio+20, criou-se em consenso entre os participantes, o documento Agenda 2030. Tal documento é composto  por embasamento científico, metas e indicadores que indicam o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após três anos de sua criação, em setembro de 2015, chefes de Estado de Governos e demais representantes da Organização das Nações Unidas, reuniram-se em Nova York e acordaram em adotar a Agenda 2030 como uma nova agenda responsável por alinhar ações entre governos, empresas, academia e a sociedade civil.

 

A Agenda 2030 lista os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sete a mais do que os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que considera as dimensões social, ambiental e econômica de forma integrada e indivisível ao longo de todas as suas 169 metas. O horizonte temporal que os países acordaram para o cumprimento destas metas e objetivos é de 15 anos, sendo 2030 o ano final de vigência dos ODS.

 

Tal documento surge mediante a necessidade de se alcançar metas que possam estar próximas às realidades de governos ao redor do mundo, considerando a cultura e multiplicidades sociais. Alinhado às ações mundiais da ONU, o GT Agenda 2030 visa revisitar os indicadores dos ODS relevantes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e propor meios de adequar esses indicadores a realidade Amazônica para alcançar os objetivos da Agenda 2030 na região da amazônia brasileira.