GLOBAL GOALS ATENDIDOS:

Mostrar Mais

   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO
Curso de Formação e Empreendedorismo para Soluções ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia   

O Curso de Formação e Empreendedorismo para Soluções ao Desenvolvimento Sustentável na Amazônia facilitado pela Rede SDSN Amazônia, buscará oferecer uma formação de alto nível para lideranças e empreendedores amazônicos que desenvolvam soluções viáveis e possam responder aos desafios da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) identificados nos países que compõem a bacia hidrográfica amazônica.

 

   As lideranças e empreendedores amazônicos terão como auxílio para execução dessas ações a ciência, a cooperação científica e fundo de capital que financiará o desenvolvimento e replicação destas soluções na bacia Amazônica. Além disso, o curso promoverá atividades de cooperação sul-sul entre os países da bacia amazônica. Para execução do programa está previsto uma capacitação anual de 30 estudantes. Serão dez estudantes de cada país. Para esta primeira edição, haverá dez estudantes do Brasil, Colômbia e Peru.

 

O Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE), referência em ensino e pesquisa científica em agricultura, manejo, conservação e uso sustentável dos recursos naturais na Costa Rica e América Latina, fornecerá o conhecimento científico acadêmico necessários via cursos de capacitação e curso de mestrado em parceria com instituições de ensino e pesquisa do Brasil, como o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

O curso desenvolvido em parceria com demais membros da rede SDSN Amazônia, também conta com a parceria da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) do Brasil, o Instituto Amazónico de Investigaciones Científicas (Sinchi) da Colômbia, Instituto de Investigaciones de la Amazonía Peruana (IIAP) do Peru e a Asociación Amazónicos por la Amazonia (AMPA) também do Peru, serão responsáveis pelo apoio logístico ao longo do desenvolvimento do programa.

 

O programa objetiva contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para que assim haja o empoderamento de lideranças amazônicas. A importância desse programa além empoderar, está em fazer com que os povos amazônicos tenham melhor qualidade de vida via a educação sem que necessitem migrar para outras localidades.