GLOBAL GOALS ATENDIDOS:

Mostrar Mais

PROGRAMA DE GESTÃO DE CONHECIMENTO & COMUNICAÇÃO
GT - Mineração: Engajamento de especialistas no tema Mineração na Amazônia

Na Amazônia, a mineração artesanal e de ouro ainda que em pequena escala é uma das causadoras da degradação ambiental. O setor é responsável pelas maiores emissões de mercúrio para o meio ambiente de qualquer setor a nível mundial (35%das emissões totais), fazendo com que a água e o solo sejam contaminados. Além de poluir o ar e ameaçar a saúde dos mineiros e comunidades locais, incluindo os povos indígenas. A mineração artesanal e de pequena escala pode dar contribuir positivamente para o desenvolvimento e crescimento sustentável inclusivo e equitativo. O seu potencial é raramente valorizado. Soluções práticas para enfrentar esses desafios não são fáceis de identificar. Existem inúmeras iniciativas que visam a enfrentar esses desafios complexos a nível nacional nos países da Amazônia.

 

O grupo de trabalho irá apoiar a transformação de ouro para a Sociedade Internacional de Informação sobre Materiais (ASM) International na Amazônia a partir de um driver de destruição ambiental, impactos sobre a saúde e a actividade criminosa ilegal que contribui para conflitos e instabilidade, para se tornar uma fonte de desenvolvimento econômico sustentável e a integração regional através do inclusive formalização.

 

Objetivos: melhorar o conhecimento e a compreensão sobre regionais actuais desafios e oportunidades para o ASM para contribuir para a SDGs acordar um roteiro para a acção regional inclusive para reforçar o papel da ASM no desenvolvimento sustentável e atenuar as más práticas facilitar a cooperação concreta entre os países para a partilha de conhecimentos, implementar o roteiro para a paz e a reforma dos sectores do ASM.