GLOBAL GOALS ATENDIDOS:

Mostrar Mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO
Prêmio SDSN-Amazônia

O Prêmio SDSN-Amazônia visa incentivar a inovação, criatividade e iniciativas de soluções já implementadas para enfrentar os problemas mais desafiadores do desenvolvimento sustentável na Amazônia. O prêmio é promovido anualmente e é uma das iniciativas da SDSN-Amazônia. Essa iniciativa busca reconhecer e dar visibilidade às soluções para o desenvolvimento sustentável já existentes e pretende estimular e disseminar as práticas bem sucedidas e reconhecê-las como possíveis soluções para desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

Durante o Amazon Solutions Day, na COP 21, o Prêmio SDSN Amazônia anunciou seus vencedores. O prêmio, que havia sido lançado em 2014 na COP20 em Lima, identificou e reconheceu as melhores soluções socioambientais relacionados ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

A iniciativa foi aberta a ações realizadas e implementadas por organizações privadas, públicas, acadêmicas e do terceiro setor da Amazônia Continental: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Três organizações nas categorias de Educação, Gestão de Áreas Protegidas e Infraestrutura foram contempladas como as melhores soluções para as questões socioambientais relacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia continental. Na edição de 2014, os três vencedores foram a Associação das Casas Familiares Rurais  do Estado do Pará (Arcafar/Pará), Instituto Coca-Cola Brasil ( Amazonas) e Universidade Ikiam ( Equador).

 

Uma comissão de especialistas julgou dez finalistas a partir dos critérios de avaliação: visão de futuro, potencial de replicabilidade, originalidade e inovação do projeto; uso de metodologias participativas; formação de redes e parcerias intersetoriais e relevância do projeto para especificidades da Amazônia.