GLOBAL GOALS ATENDIDOS:

Mostrar Mais

DIRETRIZES DE PSA PARA A REGIÃO AMAZÔNICA

GUIA PSA: desenhando arranjos inovadores de pagamento por serviços ambientais

Este guia foi concebido com foco nos gestores de iniciativas de conservação e desenvolvimento sustentável que pretendem utilizar arranjos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em sua estratégia de intervenção.

 

No formato de guia, propõe uma forma de entender e implantar arranjos de PSA que foi cunhada na prática e tem se mostrado efetiva para a região amazônica. Esta publicação busca consolidar as lições aprendidas pela FAS ao longo do processo de implantação do Programa Bolsa Floresta (PBF) no interior do estado do Amazonas, no Brasil. Com este material esperamos contribuir com um olhar a partir da perspectiva da operação em relação às diretrizes de concepção, implantação, monitoramento e avaliação dos arranjos de PSA para a região amazônica.

 

Ao propor este processo de desenho e implantação gradual e testado, esse material visa incentivar o desenvolvimento de programas de PSA na América Latina e no Caribe, dentro do contexto amazônico de relativa baixa pressão de mudança de uso interno da terra, e baixa a moderada pressão externa para mudança de uso da terra. Pressões estas que provavelmente aumentarão, devido, principalmente ao desenvolvimento da infraestrutura (particularmente estradas).

 

Portanto, este guia pode contribuir para expandir a implantação de medidas preventivas em áreas que certamente serão impactadas em breve pelas fronteiras agrícolas, o que é o caso em muitos lugares da Amazônia, permitindo a outros adaptarem-se e replicar tais estratégias em seus contextos.

 

O guia está disponível em Português, Espanhol e Inglês. Baixe aqui: