* Multilingual Content *

Encontro com cientistas da América Latina

5-Dec-2014

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC), promove um encontro de renomados cientistas da América Latina para discutir papel e a contribuição da ciência na definição de alternativas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. A iniciativa reúne os presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos no dia 5 de dezembro, no Auditório Lidia Parisotto, sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro, e sábado dia 6, na comunidade do Tumbira, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

 

A SDSN Amazônia é uma iniciativa secretariada pela FAS que visa mobilizar o conhecimento existente na busca por soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Através da mobilização de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e outros centros de conhecimento, esta rede procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015, a ser definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A primeira etapa terá como tema “A Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, e ocorrerá a partir das 14h da sexta-feira, dia 5, no Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS. Participarão do evento os presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela – entre outros convidados, que discutirão o papel e a contribuição potencial da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia.

 

Contando com o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), os participantes debaterão estratégias para a mobilização e engajamento das instituições de pesquisa na região, visando à construção de uma agenda sustentável de desenvolvimento regional.

 

Encontro na RDS Rio Negro

 

 A segunda etapa do evento será realizada na manhã do sábado, dia 6, e terá como tema “Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Este evento será realizado na comunidade do Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, localizada a 74 km de Manaus.  O objetivo é debater os principais desafios de pesquisa na região nos próximos cinco anos, os desafios para pesquisadores e institutos de pesquisa na Amazônia, a cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável, e a contribuição efetiva que a rede SDSN Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional, e vice-versa.

O propósito fundamental é que estes dois processos de consulta contribuam para a formulação do plano estratégico da SDSN-Amazônia e a mobilização da comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia.

 

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, mediante inscrição pelo email jfernandes@abc.org.br. Por favor, coloque no assunto SDSN-MANAUS.

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload