* Multilingual Content *

SDSN Youth Amazônia promove ações para engajar jovens durante a Virada Sustentável

15-Jul-2016

 

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da ONU na Amazônia (SDSN-Youth Amazonia) promoveu quatro atividades durante a 2º Virada Sustentável Manaus, que aconteceu nos dias 09 e 10 de julho. As iniciativas buscaram engajar a sociedade, principalmente os jovens, na busca por soluções que levem a concretização dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

 

No sábado e domingo, na Galeria do Largo, foi promovida a exposição "Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Amazônia: um chamado para a mudança global", que reuniu imagens captadas por grandes fotógrafos, como Bruno Kelly, Liana John e Rodrigo Tomzhinsky, na região relacionadas às metas globais.

 

Ainda no sábado, a rede SDSN-Youth promoveu a roda de conversa "Agenda Pós-2015: Como engajar jovens para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", por volta das 17h no Musa do Largo. O encontro teve por objetivo formar uma agenda para mobilizar e empoderar os jovens a respeito dos ODS no Amazonas.

 

"A partir desse evento montamos um Grupo Temático sobre os ODS na Amazônia, reunindo jovens engajados nos temas relacionados para apoiar o debate e formular uma agenda de mudanças para a nossa cidade", explica a representante da SDSN Youth Amazônia, Gabriela Sampaio.`

 

Em apoio à Virada Sustentável Manaus, a SDSN-Amazonia categorizou também todas as atividades do evento de acordo com os ODS, e os participantes puderam escolher por Objetivo de qual atividade participar. Também foi promovida uma sessão de fotos da campanha global #KnowYourGoals na Fundação Amazonas Sustentável, Largo São Sebastião, Musa do Largo e Parque dos Bilhares, para engajar jovens a conhecerem mais sobre as metas até 2030 e demonstrarem apoio aos Objetivos.

 

A Virada Sustentável começou na capital paulista e já realizou outros festivais em Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre (RS). O evento envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, dentre outros. O objetivo é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. A concepção da Virada é baseada nos 17 ODS, definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo.

 

A Virada Sustentável Manaus é uma realização da FAS em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo, com produção da Iaí Produções. Participam do Conselho Criativo: Atelier Arte Mandala Tepui; Banksia Films; Bosque da Ciência, CasaCinco; Descarte Correto; Escoteiros do Brasil; Fotoclube Lentes da Amazônia; Fundação Vitória Amazônica (FVA); Global Shapers Manaus; Idesam; Impact Hub; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Instituto Amazônia+; Instituto Sumaúma; JACC Produções; Knesys; Movimento Ficha Verde; Museu na Floresta; Museu da Amazônia (Musa); Na Tora Produções; Pedala Manaus; Projeto Socioambiental Meu Ambiente; RP Manaus; Saúde Solidária; SDSN-Amazônia, SDSN-Youth; Suçuarana; TransformAÇÃO e Yoga Manaus.

 

A iniciativa contou com apoio do Bradesco, Whirlpool, Sap, Sumaúma Park Shopping, Instituto Sabin e World Animal Protection. Também são parceiros o Governo do Estado do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Cultura (SEC) e, ainda, a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload