* Multilingual Content *

SDSN-Youth Amazonia promove cinedebate sobre uso da bicicleta como meio de transporte

18-Jul-2016

 

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem na Amazônia (SDSN-Youth Amazonia) promoveu, no domingo (17), um cinedebate sobre o documentário Bike vs Cars. A exibição fez parte da programação da Feira Urbana de Alternativas (FUÁ), evento gratuito realizado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em Manaus.

 

Gravado em São Paulo (Brasil), Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca), o filme mostra como a indústria automobilística influencia nas políticas públicas das cidades e como a bicicleta passa a significar uma mudança nesta perspectiva. A exibição foi realizada a partir da plataforma Taturana - Mobilização Social, responsável pela difusão social do filme no Brasil.

 

Após a exibição, os participantes discutiram o atual cenário de mobilidade urbana nos estados da Amazônia e soluções para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para atingir a meta de ter cidades mais inclusivas e sustentáveis, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.


Entre as principais soluções destacadas no debate estão o incentivo à criação e implementação de políticas públicas voltadas para o uso da bicicleta como meio de transporte, e educação para motoristas e futuros motoristas. Além disso, foram destacadas iniciativas para gerar empatia nos condutores, como o Projeto Convivência Legal, realizado pelo Pedala Manaus.

 

"Quando estudamos para tirar a carteira de habilitação, não vemos nada sobre bicicleta no curso. Nas ruas, não vemos quem pedala. O ciclista é invisível. Como podemos pensar em cuidar de alguém que não sabemos que existe? Somos muitos pedalando e precisamos de mais respeito", destacou a psicóloga Simone Russo.

 

FUÁ

Realizado em parceria entre a FAS, CasaCinco e o cantor e compositor Marcelo Nakamura, o FUÁ tem como principal objetivo fomentar um novo pensamento e estimular a melhoria na qualidade de vida. O evento é beneficente e tem as atividades baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015. A Rede SDSN-Amazonia é parceira do evento para disseminação da Agenda Pós-2015.

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload