* Multilingual Content *

Moratória da soja na Amazônia: da beira de um desastre a uma solução em desenvolvimento




A moratória da soja na Amazônia é a história de um possível desastre que se transformou em esperança. A solução continua sendo por um caminho que passa pela política, pelo mercado e pela sociedade brasileira.


O Brasil é um país de contrastes: ao mesmo tempo em que traz profundos dramas sociais, abriga recursos naturais impressionantes. Dentro de suas fronteiras, estão 60% da floresta amazônica, que há algumas décadas já se encontrava sob ameaça graças à exploração ilegal de madeira e à atividade pecuária. A história contada aqui é a de um outro capítulo: da ascensão da soja na economia brasileira e de como ela quase se tornou o novo vetor de destruição da Amazônia.


A Moratória da Soja se tornou um estudo de caso. Virou um exemplo de como indústria, governos, consumidores e ONGs podem, juntos, encontrar soluções à problemas ambientais por um viés de mercado. Ela influenciou mudanças nas políticas públicas do país e formou a base para outros acordos de proteção florestal.


O Greenpeace fez um ótimo e didático informe sobre esse caso de sucesso para controle do desmatamento na Amazônia, através de uma perspectiva de redes de instituições multilaterais.


Veja mais: http://www.greenpeace.org/international/Global/international/code/2014/amazon/index_pt.html

CATEGORIAS
ANTIGOS