* Multilingual Content *

Governador do Estado do Amazonas destaca atuação para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável Mundial

27-Sep-2016

 

 

Em ato solene de hasteamento da bandeira dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o governador José Melo enfatizou a construção da Matriz Econômica Sustentável como uma das medidas que culmina com os esforços mundiais para a promoção do desenvolvimento sustentável. A solenidade marca um ano de adoção da ‘Agenda 2030’, que trata da implementação de ações, por todos os países do mundo para erradicar a pobreza e proteger o meio ambiente, pelos próximos 15 anos.

 

A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 26 de setembro, na sede do Governo, zona oeste de Manaus, com a presença da primeira-dama Edilene Gomes e dos secretários de Estado. Acordada pelos 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro do ano passado, a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável é baseada em cinco eixos de atuação: Planeta, Pessoas, Paz, Prosperidade e Parcerias.

 

“O Estado do Amazonas tem 90% de sua cobertura vegetal intacta e o maior potencial de água doce disponível do mundo. E o nosso Estado se associa a esse grande projeto em que as nações unidas unem todos os seus esforços para tentar solucionar os problemas comuns de todos os povos”, comentou o Governador.  

 

A agenda reconhece que para acabar com a pobreza é necessário ter um plano que promova o crescimento econômico e responda a uma série de necessidades sociais. Nesse contexto, o Governador José Melo enfatizou a construção da matriz econômica sustentável que visa dar alternativas de desenvolvimento socioeconômico ao Estado. “A matriz vai dar exemplo de sustentabilidade e assegurar aos povos que vivem, principalmente os indígenas e ribeirinhos, condições de acessar às políticas sociais na saúde, educação e segurança. E mais ainda o Amazonas se associa a esse esforço mundial pela paz e pela preservação da natureza”. 

 

Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, no Rio de Janeiro, o mundo identificou um novo caminho para o desenvolvimento sustentável. O conceito reconhece que o desenvolvimento econômico deve ser equilibrado com um crescimento que responda às necessidades das pessoas e proteja o meio ambiente.

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload