* Multilingual Content *

Agenda Manaus: ideias postas em ação que tem virado Manaus para melhor

27-Apr-2017

 

 

 

 

 

 

Identificar problemas, mas não só se ater a isso, buscar solucioná-los. Com esse pensamento que em 2015 a ideia de trazer a Virada Sustentável para Manaus foi posta em ação e se concretizou pela iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), membro de rede SDSN-Amazonia, em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo.

 

Manaus apesar de estar situada em meio a uma das maiores florestas do mundo - floresta amazônica, não possui áreas verdes urbanas. As problemáticas na área da saúde pública e com mobilidade urbana, também são enfrentadas pela população da cidade. Mas, graças a uma parcela, ainda que pequena, de integrantes da cidade de Manaus, reunidos em querer pôr em ação a ‘Manaus que queremos’, formas de solucionar essas problemáticas surgem e com isso cria-se a Agenda Manaus.

 

Inicialmente a agenda surge com o nome de Vire Manaus, hoje, estruturada como uma agenda que abrange iniciativas como a Virada Sustentável Manaus, Feira Urbana de Alternativas (FUÁ), Prêmio Vire Manaus, Papo Sustentável, Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (Reusa) e Arquearia Indígena.

 

A coordenadora da Agenda Manaus, Paula Gabriel, explicou que a função dessa iniciativa está estruturada nos pilares de melhorias de cidades e sustentabilidade urbana, e seu sucesso só foi possível graças a parceria com coletivos e instituições que atuam na cidade querendo tornar Manaus uma cidade melhor.

 

“Os conceitos de melhorias de cidades e sustentabilidade urbana, são postos em prática em países como Holanda, Dinamarca e Suécia, onde a mobilidade urbana é vista no dia a dia e a questão dos resíduos sólidos já é algo mais concreto. Podemos mudar a cidade. Manaus é uma cidade que não tem calçadas, e os igarapés são poluídos, penso que as pessoas querem uma cidade melhor. Por que não pôr isso em prática? Esses pilares são os que me norteiam, parece algo utópico, mas nada mais é do que viver numa cidade melhor. As pessoas que integram os projetos da Agenda Manaus usam muito uma expressão: A Manaus dos sonhos. Mas qual é a Manaus dos sonhos? Qual é a Manaus que queremos para viver? Para criar nossos filhos, nossos netos? Qual é a cidade que a gente quer ter orgulho? São pessoas e instituições que têm esse pensamento, que acreditam e que se viram para mudar Manaus é que compõem a Agenda Manaus."explicou Paula.  

 

Um conselho criativo compõe a Virada Sustentável. Em 2015, o conselho era composto por 15 organizações, já em 2016, houve um salto para 30 organizações. Hoje o conselho conta com quase 40 organizações que cocriam a virada, prova de que são muitos os que creem que as mudanças podem ser reais e boas para todos.


 

Conheça alguns dos projetos que integram a Agenda Manaus

 

 

PRÊMIO VIRE MANAUS

 

O Movimento Vire Manaus, em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Impact Hub Manaus e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), lançaram neste ano de 2017 O primeiro Prêmio Vire Manaus. A iniciativa tem como principal objetivo apoiar e disseminar iniciativas de organizações ou pessoas que melhorem significativamente a cidade rumo ao desenvolvimento sustentável.

 

 

VIRADA SUSTENTÁVEL

 

A Virada Sustentável teve início na capital paulista e já realizou outras edições em  Valinhos (SP) e Porto Alegre (RS). A Virada conta com a parceria de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, empresas, escolas e universidades, dentre outros. O intuito da Virada está em tornar a sustentabilidade e seus diferentes temas algo mais próximo da população e real.

 

A concepção da Virada está baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que são também os princípios que regem os projetos realizados pelo grupo. A Virada Sustentável Manaus é uma realização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo, com produção da Iaí Produções.


 

FUÁ

 

É um evento cultural realizado no Estado do Amazonas que acontece mensalmente na cidade de Manaus, desenvolvido em parceria da Casacinco com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Tem como principal objetivo fomentar a educação através da difusão cultural, o estímulo a melhoria na qualidade de vida através de suas atividade que visam a valorização dos artistas locais e busca a promoção da arte e cultura por meio da educação e um aprofundamento com o meio ambiente. O FUÁ conta em suas edições com exposições, diversas oficinas, Yoga e Terapia Holísticas, Atrações Musicais, Hortifruti,Feira de Criatividade e Feira Gastronômica.

 

Desde 2016, 30 músicos já se apresentaram na Feira, juntamente com 200 expositores, 35 exposições e 17 palestras. Além de ter ajudado 10 instituições.

 

 

REUSA

 

O Programa de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia tem como objetivo desenvolver uma solução de baixo custo para a restauração ecológica e urbanização sustentável para comunidades urbanas de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica na Amazônia.

 

O programa é dividido em quatro projetos: de restauração ecológica, educação ambiental, urbanismo sustentável, fortalecimento do associativismo, geração de renda e saúde pública, a serem desenvolvidos de forma colaborativa.

 

O projeto estimula o compartilhamento de recursos: dinheiro, habilidades e tempo, a conexão entre pessoas com interesses similares e que queiram trocar aprendizados, realizar projetos de interesse coletivo de forma altruísta, envolvendo trabalhos voluntários e doações.

 

Atualmente, a iniciativa é desenvolvida na Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Linear do Gigante, em Manaus, fruto de uma parceria entre FAS, Grupo Transformação, Casacinco, Impact Hub Manaus, Global Shapers, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Amazoncad.

 

 

 





 

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload