* Multilingual Content *

SDSN AMAZONIA lança plataforma de soluções para o desenvolvimento sustentável em países da bacia amazônica

11-May-2017

 

    

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia), irá realizar nos dias 17 e 19 de maio no Peru e na Colômbia, o lançamento da Plataforma de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável em países que integram a bacia amazônica (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela).

 

No dia 17 de maio, o lançamento da plataforma ocorrerá  na sede do Instituto de Investigação da Amazônia Peruana (IIAP) em Iquitos, no Peru. Em seguida, no dia 19 de maio, na sede do Instituto Sinchi, em Letícia na Colômbia. Esses eventos se darão na oportunidade do Seminário que visa o desenvolvimento do projeto "Capacitação e pequena subvenções para apoiar a mitigação e adaptação às alterações climáticas da Amazônia", que está sendo realizado com apoio da Cooperação Andina de Fomento (CAF), ONU Meio Ambiente e em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (CATIE) e Fondo de Promoción de las Áreas Naturales Protegidas del Perú (Profonanpe), além dos institutos  IIAP e Sinchi.

 

 

 

 

 

O segundo evento será realizando em Berlim, na Alemanha, no dia 29 de Maio na reunião do Conselho de Lideranças da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na European School of Management and Technology (ESTM), localizada na Schloßpl. 1, 10178 Berlim, Alemanha.

 

Nos eventos de Iquitos e Berlim, haverá um coquetel inicial e em seguida o presidente da rede SDSN-Amazônia, Prof. Virgílio Viana, fará uma apresentação de 30 minutos, seguido de sessão de perguntas e respostas. Cada evento deverá ter a duração em torno de 1 hora.

 

Os eventos de lançamento da Plataforma de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia têm o objetivo de demonstrar a público específico as funcionalidades da plataforma e divulgar a ferramenta.

 

A Plataforma SDSN-Amazônia e o programa de Educação da SDSN

 

A SDSN-Amazônia é uma rede que une pessoas em benefício do desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Inovação é um dos seus programas estratégicos para disseminar esse conhecimento em rede, através de sua coordenação executiva, a Fundação Amazonas Sustentável - FAS, desenvolveu uma plataforma web para cadastrar e georreferenciar as melhores práticas voltadas à sustentabilidade aplicadas na região amazônica, dos setores público e privado da sociedade civil.

 

Nomeada como Plataforma de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, a plataforma tem como foco promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na região. Cada iniciativa será associada aos respectivos ODSs. Essa ferramenta inovadora será um canal também de difusão de novas tecnologias, modelos de negócios e políticas que tenham potencial impacto transformador no desenvolvimento sustentável da Amazônia. O objetivo é ser uma plataforma de acesso aberto usando uma ferramenta GIS que permite o compartilhamento de informações em soluções localizadas em um mapa. A entrada de casos de solução passará por um conjunto de critérios, em linha com as diretrizes SDSN Global. Esta iniciativa resultará em uma plataforma de acesso aberto para soluções de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

 

Muitas soluções de desenvolvimento sustentável estão sendo projetadas e implementadas na Amazônia. No entanto, atualmente, não há uma plataforma para mostrar essas soluções. A Plataforma de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia possui conteúdo trilingüe (inglês, português e espanhol), e foi adaptada para celulares e computadores. As soluções serão aceitas em qualquer escala, desde que estejam na fase de implementação ou já tenham sido implementadas. Tudo isso para que a disseminação de soluções para o desenvolvimento sustentável na região, com significativo e aumento de potencial esteja ao alcance de todos.

 

Histórico da Rede SDSN-Amazônia

 

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia é uma rede que visa articular uma rede regional da Bacia hidrográfica Amazônica focada em centros de conhecimento, acadêmia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.

 

Esta iniciativa faz parte da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Global www.sdsn.org). A SDSN Global foi lançada em 2012 para mobilizar o conhecimento científico e tecnológico global sobre os desafios do desenvolvimento sustentável, incluindo a concepção e implementação da agenda global de desenvolvimento sustentável pós 2015.













 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload