* Multilingual Content *

“Expo Amazónica San Martín 2017” reúne países em prol do desenvolvimento sustentável

10-Aug-2017

Nos dias 10 a 13 de agosto, as cidades de Moyobamba e Tarapoto que integram a Amazônia Peruana irão sediar a feira Expo Amazónica San Martín 2017. O evento criado pelo governo de San Martín - Peru, busca integrar instituições do terceiro setor, empresas e instituições científicas que compõem a bacia amazônica em prol de sistemas de desenvolvimento de renda com foco no desenvolvimento sustentável.

 

 

 

 

No evento, entre as instituições do terceiro setor participantes, estarão a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Amazónicos por la Amazonía  (AMPA Perú), ambas são membros da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazonia - SDSN Amazonia.

 

As duas instituições participam da feira levando conhecimento e experiências de sucesso aplicadas na Amazônica. A FAS  irá contar e compartilhar sobre o manejo do Pirarucu na Amazônia brasileira e como esse projeto, mudou e está mudando a vida de famílias que vivem no Amazonas. Um dos representantes da FAS na expo Amazónica, é o coordenador da Regional Juruá e Jutaí da FAS, Marcelo Castro. Para ele, a feira será uma troca de conhecimento, enriquecedora para todos.

 

“Esse evento, além de reunir várias instituições que integram a  Pan Amazônia, será uma troca de experiência sobre um recurso natural que não  exclusivo só da Amazônia brasileira, mas sim Peruana também. Vamos falar sobre como a cadeia do Pirarucu mudou vida de família que vivem na floresta não só na renda familiar, mas também social. E a FAS conseguiu lograr tamanho projeto graças ao apoio do Bolsa Floresta. Hoje temos esse sistema aplicado em 5 unidades de conservação no estado do Amazonas. Viemos aqui para compartilhar esse conhecimento como nossos irmãos peruanos e assim, poder contribuir para eles também possas aplicar essa prática na Amazônia peruana”, explica Castro.

 

Para o superintendente técnico-científico da FAS, Eduardo Taveira, a feira Expo Amazónica não tem sua importância mensurada por focar numa economia sustentável, mas também, por valorar os produtos da natureza. 

 

“A feira trata de temas e questões relevantes ao desenvolvimento sustentável da Pan Amazônia. De como o Peru consegui inserir na sua cultura gastronômica, que é riquíssima, a cultura da gastronomia sustentável. Tornando visível a importância da sustentabilidade. Nós da FAS, vamos trocar experiência. Viemos repassar nossas experiência de conhecimento e aprender também. Além de  fortalecer a sinergia existente entre as instituições que aqui vieram, para que assim, possamos focar numa agenda que valorize os produtos da natureza. Algo que os membros da rede SDSN Amazonia já vem realizando desde 2014”, afirmou Eduardo. 


O evento contará com a participação de alguns países da bacia amazônica e demais países  como os Estados Unidos, Chile, Holanda, Reino Unido, Rússia, Alemanha, Itália e Coréia do Sul. Um público de cerca de 40 mil pessoas. Para mais informações acesse o site www.expoamazonica.com 



A Fundação Amazonas Sustentável
 
A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual. A missão da organização é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). Atualmente, a FAS beneficia 581 comunidades ribeirinhas. Saiba mais www.fas-amazonas.org

 

 

A Rede SDSN Amazônia


A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 2012 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, com o objetivo de mobilizar diversos atores para apoiar a disseminação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da integração técnica e políticas desses atores. No Amazonas é secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Saiba mais: www.sdsn-amazonia.org.

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload