* Multilingual Content *

Bolívia, Peru e Brasil apostam na integração de áreas protegidas da Amazônia com o setor produtivo sustentável

 

Painel sobre oportunidade e desafios com o ecoturismo apresentado no Diálogo Intersetorial da Paisagem do Sul, em Cobija, Bolívia.

 

 

Delegados institucionais dos setores de produção sustentável e projetos de turismo em Bolívia, Brasil e Peru se reuniram nos días 20 e 21, em Cobija/Bolívia, com o propósito de reforçar uma integração “sem fronteiras” nas áreas protegidas da Amazonia para conservação e o uso sustentável que proporcione o bem-estar das comunidades locais.  

 

Desenvolver um inventário de ecoturismo e produtos da biodiversidade de paisagens; Promover estágios;Treinamentos ou trocas entre funcionarios para criar redes virtuais que facilitem o intercâmbio de informações, e a vinculação das atividades desenvolvidas por especialistas e dos trabalhos académicos foram algunas das ações solicitadas pelos participantes. O intuito é incentivar  boas relações entre os atores no territorio e áreas de paisagens protegidas.

 

Proposto pelo Projeto Regional de Integração de Áreas Protegidas do Bioma da Amazônia – SIP, o evento facilitou varias posibilidades, inclusive os acordos elaborados e firmados pelos representates de Áreas protegidas durante o “Diálogo Introspectivo da paisagem Sul” e  instituições relacionadas com a Amazônia Produção sustentável e turismo.

 

De acordó com Loudes Ruck, delegado especialista do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Naturais do Perú, Servicio Nacional de Áreas Naturales Protegidas por el Estado - Senanp e as Red Latinoamericana de Cooperación técnica en Parques Naturales, Áreas Protegidas, fauna y flora silvestre, um dos principais objetivos do evento foi de que as áreas naturais  protegidas contribuam para a economía de cada país e tragam beneficios reais as pessoas que vivem ao lado.

 

Para Tiago Juruá, chefe da Reserva Extrativista Cazumbá – Iracema(BR), um dos desafios do projeto é atravessar os limites que dividem politicamente para aprender más com a natureza. “Sabemos que nao existe essa sepracao por fronteiras e isso significa aprender a pensar na paisagem como um tudo", enfatizou, Juruá.

 

Também convidada a particpar,  Claricsa Guerra, chefe da Direção Regional de Comércio Assuntos Externos e Turismo de Madre de Dios, ressaltou que ações realistas e  viavéis são mais relevantes porque vimos que planos bem elaborados facilitam o desenvolvimento de trabalhos concretos.

 

“Este Diálogo também destacou a iniciativa de no futuro pensarmos  num corredor turístico que envolva os três países com seus maiores atrativos naturais, como forma de gerar renda e preservar de forma abrangente os recursos das áreas protegidas”, pontuou Claricas.

 

Com o apoio do projeto IAPA e seus parceiros estratégicos: WWF, UICN, UN Environment e Redpars, os participantes esperam ações facilitadoras para que os resultados futuros reflitam num planejamento territorial melhor e um aproveitamento  sustentável. Sobre o Projeto IAPA

 

Sobre o projeto YAPA

 

O Projeto Integrando Áreas Protegidas do Bioma Amazônia(IAPA) - A Amazon Vision é financiada pela União Européia, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura Agricultura - FAO e implementado em conjunto com o WWF, o Convenção Internacional para a Conservação da Natureza - UICN, aPrograma das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Ambiente da ONU e Redparks.

 

Com os 8 países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e o território francês-guianês que compartilha o Bioma Projeto Amazon, o projeto funciona em diferentes componentes, como Governança, conservação e gestão efetiva de áreas protegidas, temas importantes para gerar redes e estratégias ao nível deBiome para protegê-lo e minimizar o impacto da ação mudança climática.

 

A paisagem do sul é composta por áreas protegidas: Reserva Comunitária Parque Nacional Purús e Alto Purús, no Peru; Reserva Extrativista Parque Estadual Cazumbá-Iracema e Chandless no Brasil e Reserva National Manuripi Wildlife Reserve, Bolívia.

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload