* Multilingual Content *

Fórum Mundial da Água: o desafio do acesso à água e caminhos para as soluções

 

Em 2015, o mundo deu um importante passo em relação à continuidade das ações iniciadas pelos Objetivos do Milênio (ODM). Dentre os desafios mundiais traduzidos pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o acesso à água limpa e ao saneamento é destacado como uma das prioridades globais para 2030 (ODS 6).

 

O Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez na América do Sul sendo a cidade de Brasília no Distrito Federal, capital do Brasil o local escolhido, abrigou nos dias 18 a 23 de março de 2018 tal evento que trouxe um dos temas mais significativos para o topo da agenda política e da sociedade: o acesso à água.  Para termos uma dimensão disso, bilhões de pessoas tiveram acesso a serviços básicos de água desde 2000. Entretanto, mesmo com os significativos avanços, ainda hoje, cerca de três em cada dez pessoas no mundo ainda não possuem acesso à água tratada e seis em cada dez carecem de saneamento segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)1.

 

 

 

Nesta edição, o FMA teve a maior participação de público e diversos setores da sociedade da história do Fórum, contou com mais de 120 mil pessoas de 172 países diferentes. Dentre os participantes, houve a representação significativa de jovens, mulheres, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, setor privado e o setor governamental. Além disso, foram realizadas mais de 300 sessões temáticas que se fundamentam em discussões sobre clima, pessoas, desenvolvimento, ambiente urbano, ecossistemas e financiamento.

 

Uma das discussões que mais ganharam destaque no evento foi a adaptação de comunidades à riscos e efeitos das mudanças climáticas. Atualmente, há milhares de comunidades vulneráveis ao redor do mundo que sofrem os impactos das mudanças climáticas sendo expostas à eventos extremos como cheias e secas devastadoras. Foram discutidos projetos, iniciativas, estudos de caso e metodologias para aumentar a resiliência e a adaptação às mudanças climáticas, além de mecanismos financeiros para apoiar essas ações.

 

A conservação e proteção de recursos hídricos também teve destaque, e programas de pagamentos por serviços ambientais foram apontados como mecanismos eficazes para isso, reconhecendo a necessidade do envolvimento das comunidades nos processos decisórios e a execução de programas inclusivos e ambientalmente justos.

 

A universalização do acesso à água, com base na agenda 2030, foi outro tema apontado como prioritário. É necessário colocar o ODS 6 como chave nas ações de organizações governamentais e não governamentais, pois não é possível desintegrar a questão hídrica das questões de educação, paz, direitos humanos e igualdade de gênero.

 

Foto: PH Freitas/CBIC

 

 

O próximo Fórum Mundial da Água será no Senegal em 2021, país que acumula apenas três meses de chuva durante o ano, sofre com racionalização e falta de acesso à água e saneamento; principalmente na área rural, onde vivem quase 70% da população senegalesa. Ter um evento como este no Senegal, assim como foi no Brasil, será um marco relevante e deixará o legado da importância da água nos mais diversos setores da sociedade, enfatizando que ela deve estar acessível a todos e todas.

 

Sobre a autora: Nayandra Pereira é campus coordinator campus da SDSN-J Amazônia, tem 24 anos e é formada em Engenharia Ambiental pelo Uninorte Laureate International Universities (2015). Foi voluntária no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para ampliar o acesso à água em comunidades ribeirinhas da Amazônia. É aluna de mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade do Estado do Amazonas em parceria com a Universidade Estadual de São Paulo. Além disso, trabalha no Programa de Soluções Inovadoras da Fundação Amazonas Sustentável.

 

1World Health Organization (WHO) and United Nations Children’s Fund (UNICEF). Progress on drinking water, sanitation and hygiene: 2017 update and SDG baselines. Geneva:2017.

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload