* Multilingual Content *

Dia da sobrecarga da terra: parabéns, terráqueos!

1-Aug-2018

 

 

Hoje, 01 de agosto, é o dia da sobrecarga da terra. A data mede, desde 1987, o tempo que é levado para se gastar os recursos naturais produzidos pelo planeta terra em um ano. Em 2018, especificamente, entramos no cheque especial! Parabéns, terráqueos!

 

A cada ano que passa, a “pegada ecológica” (ou impacto do consumo humano sobre os recursos naturais) aponta que a data vem sendo antecipada, em média, três dias a cada ano, e que precisaríamos de 1,7 planetas para atender nossas necessidades. O Brasil já estourou seu limite, muito antes que o resto do mundo, no dia 19 de julho.

 

Os danos causados pela sobrecarga são cada vez mais evidentes, e muitas vezes acontecem pela falta de consciência ambiental da humanidade, que tem aumentado a cada ano, e que acaba sendo um fardo para o planeta Terra, pois se aumenta também as demandas e a vontade de se consumir. Desperdício de água, uso demasiado de combustíveis fosseis na matriz energética, desmatamento ilegal... Todos esses fatores fazem com que a pegada ecológica do Brasil, comparada às demais, esteja na frente (e não de uma maneira positiva).  

 

Por mais que haja a influência direta da humanidade na sobrecarga, é necessário levar em consideração que mudanças estruturantes e sistêmicas, que requerem o engajamento e mobilização em larga escala e de médio/longo prazo de instituições, empresas e governos, para quem sabe, devem ser feitas. Isso impactará positivamente na transição para uma economia resiliente de baixo carbono no planejamento econômico estrutural.

 

Como se vê, estamos operando em situação de emergência, e temos que tirar um pouco da Terra e das próximas gerações tanta sobrecarga!

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload