* Multilingual Content *

Dia da Amazônia | Os ODS favorecem um bom relacionamento entre homem e floresta

       Rio Negro                                                                                                                                          Foto: Shutterstock

 

 

Praticamente todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS - beneficiam o meio ambiente e, consequentemente, a Amazônia. Quem garante é a coordenadora da SDSN Youth Amazônia, a economista Gabriela Sampaio. A entidade é uma das responsáveis por difundir os ODS, que fazem parte da Agenda 2030, um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade que deve ser alcançado nos próximos 12 anos.

 

Além disso, Gabriela chama a atenção para a importância da conciliação do conhecimento produzido pela ciência e as necessidades da sociedade moderna. Na opinião dela, as informações podem favorecer um relação harmoniosa entre a Amazônia e o homem. "A tecnologia nos permitiu acumular muito conhecimento sobre a região. Hoje, sabemos bastante sobre a fauna, a flora e o passado amazônico. Com isso devemos pensar ainda mais e melhor o futuro da Amazônia", avalia.

 

O desenvolvimento sustentável é o foco da Agenda 2030, que defende a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, como requisito para alcança-lo. "Temos que usar essas informações a nosso favor e da região, para garantirmos o bem-estar das populações da floresta, o equilíbrio ambiental e a harmonia entre desenvolvimento e conservação", propõe Gabriela.

 

Dia da Amazônia

 

O dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. A data foi criada como um convite para se refletir sobre a importância da maior floresta tropical do planeta. Todos os anos, centenas de entidades e instituições do Brasil promovem programações em alusão à ocasião.

 

 

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload