* Multilingual Content *

Amazonas leva soluções de combate às mudanças climáticas para a Climate Week

 

Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e SDSN-Amazônia levam iniciativas de sucesso a favor do clima e do meio ambiente para Semana do Clima da América Latina e Caribe, que acontece em Salvador

 

O Amazonas estará em destaque na Semana do Clima da América Latina e Caribe, o Climate Week, evento que acontece desde segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23) em Salvador, na Bahia. Soluções inovadoras voltadas à conservação da região serão apresentadas no evento, que sedia a Convenção das Organizações das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) com o principal objetivo de impulsionar a resposta das regiões às mudanças climáticas.

 

A semana é uma preparação para a COP25, a Conferência sobre Mudança Climática, que acontece em dezembro no Chile e conta com a presença de representantes de 33 países, entre líderes regionais dos setores públicos e privados e representantes da sociedade civil, incluindo líderes indígenas e jovens, bem como oficiais das Nações Unidas.

 

Com uma programação que inclui workshops e palestras sobre meio ambiente e mudanças climáticas, a Semana do Clima em Salvador conta com a participação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN, da sigla em inglês), representando o Amazonas e levando iniciativas de sucesso em prol da Amazônia sustentável.

 

 

Edital Floresta em Pé

 

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati, apresenta na quinta-feira (22), na seção Action Hub, um painel sobre o Programa Edita Floresta em Pé, a primeira chamada pública promovida pela FAS para incentivar empreendimentos em todo o Amazonas, sendo contemplados 17 projetos em 11 municípios que abarcam 11 cadeias produtivas diferentes.

 

Iniciado em 2017 pela FAS com apoio da Fundo Amazônia/BNDES e Governo do Amazonas, o Edital Floresta em Pé recebeu 181 inscrições, avaliadas por um comitê independente que selecionou 17 projetos aptos a receberem aportes em torno de R$ 150 mil.
 

 

Plataforma de Soluções

 

Na quinta-feira (22), na seção Knowledge Corner, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN) apresenta a Plataforma de Soluções da SDSN-Amazônia, case de sucesso da rede SDSN-Amazônia. 

 

A plataforma lançada em 2017 visa identificar e dar difusão a iniciativas que trabalham em sinergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e que são desenvolvidas nos países amazônicos, propostas por organizações públicas, sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais.

 

É uma ferramenta online, georreferenciada e trilíngue (português, espanhol e inglês.). Ao todo, abriga 111 soluções que têm sido desenvolvidas em toda a Amazônia.

 

 

Semana do Clima

 

Em cooperação entre o Governo Federal Brasileiro e a cidade de Salvador, a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW) é organizada através de uma parceria de organizações internacionais e regionais com o principal objetivo de impulsionar a resposta das regiões às mudanças climáticas e objetiva mostrar um calendário de atividades dinâmico, para demonstrar a ambição climática crescente em toda a região, desde discussões técnicas até diálogos temáticos de alto nível.

 

Os resultados da Semana do Clima vão alimentar os resultados da Cúpula de Ação Climática Organizada pelo secretário-geral da ONU em 23 de setembro em Nova Iorque, com o objetivo final de impulsionar a ambição climática e acelerar a implementação do Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 

A Semana do Clima 2019 também deverá contribuir para construir um impulso para a Conferência da Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), que acontece em Santiago, no Chile, de 2 a 13 de dezembro de 2019.

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload