* Multilingual Content *

SDSN Amazonia participa em Nova York do Fórum Global de Soluções

 

Conectar diversos atores do mundo para mostrar as soluções práticas e escalonáveis para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Acordo Climático de Paris é o objetivo do Global Solutions Forum (GSF). O encontro será realizado em Nova York, no dia 25 de setembro paralelamente à Conferência Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (ICSD) e à 74ª sessão da Assembléia Geral da ONU. 

 

 

Ao longo de 90 minutos, especialistas em ciência, tecnologia e políticas públicas apresentarão conversas rápidas de 7 minutos, destacando esforços concretos para alcançar o desenvolvimento sustentável. Mais como palestras do TED (Technology, Entertainment, Design) do que com teses de doutorado, cada apresentação incluirá desafios e descobertas em 420 segundos de histórias, imagens e idéias.

 

A programação do GSF conta com apresentações que irão destacar as soluções que estão sendo desenvolvidas no mundo. Tais como, a implementação da tecnologia 5G para criar "smartports" em toda a Itália; uma ferramenta on-line de fontes coletivas que ajuda as organizações a educar as pessoas sobre os ODS; e um desenvolvimento de uso misto na Malásia, que traz moradias e empresas a uma curta distância de transportes públicos de alta qualidade. O objetivo é incentivar a polinização cruzada de idéias, garantindo ao mesmo tempo que as soluções apresentadas envolvam os residentes locais em seu desenvolvimento - a única maneira verdadeira de obter ressonância cultural e, finalmente, sucesso.

 

A rede SDSN-Amazônia participará da programação do GSF com o painel "Como agir especificamente contra o #desmatamento e ao mesmo tempo envolver #comunidades #locais?", que será apresentado pela diretora executiva da Ampa-Perú, Karina Pinasco. Na ocasião, Karina irá apresentar o projeto desenvolvido pela AMPA Peru “Gastronomia com sabor a conservação”, ganhador do prêmio Soluções Inovadoras da SDSN-Amazônia. 

 

O projeto conserva florestas, contribuir para a sustentabilidade financeira de iniciativas de conservação e melhorar a qualidade de vida das comunidades peruanas envolvidas. Também acompanha associações locais na realização e na gestão de áreas de conservação conectando a grande dispensa da Amazônia Andina com a cadeia gastronômica peruana e com cozinheiros renomados nacional e internacionalmente, mas assegurando a sustentabilidade dos suprimentos, a defesa das florestas e melhorando a qualidade de vida dos camponeses. 

 

Com o evento, a rede SDSN global aspira o alcance internacional por meio de seus canais de rede e comunicação para acelerar essas idéias, para que governos, fundações e setor privado possam usar essas ferramentas de tecnologia, negócios e políticas públicas para dimensionar o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

 

Agenda da SDSN-Amazônia no Global Solution Forum (GSF)

 

 

 

Sobre o GSF 

 

O Fórum de Soluções Globais da SDSN (GSF) reúne os especialistas em desenvolvimento sustentável da rede de todo o mundo para mostrar como eles estão implementando iniciativas locais que estão avançando nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

 

O GSF inaugural reúne atores inspiradores nos ODS para apresentações rápidas, onde eles podem compartilhar progresso, destacar vitórias e inspirar os participantes a seguir em frente no alcance de um desenvolvimento sustentável. Cada apresentação da Global Solution contém desafios e descobertas que são apresentadas em 7 minutos de histórias, imagens e idéias.

 

Rede SDSN-Amazônia

 

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN, da sigla em inglês) foi lançada em 18 de março de 2014 na Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A SDSN-Amazônia visa articular uma rede regional nos países amazônicos focada em centros de conhecimento, academia, organizações da sociedade civil, instituições do setor público e privado e aspira acelerar o desenho e implementação de caminhos e soluções sustentáveis para a Amazônia.

 

Sobre a Ampa-Perú

 

É uma organização sem fins lucrativos, comprometida e coerente com a conservação do patrimônio natural e cultural, e com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável dos povos da Amazônia Andina. Desde 2003, trabalha nos eixos estratégicos ambientais, sociais, econômicos e políticos-institucionais, de acordo com uma abordagem de gestão e desenvolvimento da terra, principalmente nas regiões de San Martín, Amazonas, Loreto, Cajamarca e La Libertad.

 

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload