* Multilingual Content *

SDSN Amazônia premia soluções sustentáveis de enfrentamento à Covid-19 na Amazônia

29-May-2020

 

Um webinar foi realizado nesta sexta-feira (29) para lançar a premiação de 3,5 mil dólares

 

A Covid-19 está se espalhando na Panamazônia, com mais de 130 mil casos confirmados e 6,8 mil mortes, segundo dados da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Para identificar, dar visibilidade e incentivar práticas de enfrentamento aos impactos da pandemia, a terceira edição do Prêmio SDSN Amazônia premiará três soluções sustentáveis implantadas na região com um total de 3,5 mil dólares.

 

O prêmio, promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), foi lançado nesta sexta-feira (29), em um seminário virtual que apresentou os objetivos, o regulamento e a importância da iniciativa no contexto atual.

 

Segundo a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez, a premiação busca iniciativas que já estão em curso, voltadas para populações vulneráveis: comunidades indígenas, tradicionais e urbanas de baixa renda. Para participar, é necessário ser uma organização membro da rede, que atualmente é formada por 167 instituições do Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Guiana e Venezuela.

 

“As organizações que não integram a SDSN Amazônia e queiram participar da chamada, podem solicitar o pedido de adesão a rede preenchendo o formulário de filiação”, explicou Ramírez. O registro é simples, sem custo e pode ser feito no site.

 

Inscrições

 

Com inscrições abertas até 30 de junho, a premiação vai considerar projetos nas categorias: acesso à serviço de saúde, educação, alimentos, água potável e saneamento, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção sustentável, além de ações para o período pós-Covid.  As soluções devem estar na fase de implementação ou ter sido implementadas.

 

O formulário para cadastro dos projetos está disponível aqui. Já o regulamento do prêmio pode ser acessado aqui.

 

Critérios

 

As iniciativas serão avaliadas com base em critérios de relevância, caráter inovador e sustentabilidade, viabilidade financeira, escalabilidade, impacto atual ou potencial, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e resposta à Covid-19, conforme pontuou o presidente do Comitê Técnico-Científico da SDSN Amazônia, Adalberto Val, durante o lançamento. “A ideia é não fugir do cenário que nós todos estamos vivendo e que tem atingido a Amazônia de forma bastante efetiva”, disse.

 

A primeira etapa da avaliação ocorrerá entre os dias 1 e 17 de julho. O Comitê selecionará as cinco melhores soluções para serem anunciadas no dia 18 de julho.

 

Importância

 

O webinar de lançamento também teve a participação do superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que destacou que a cultura de soluções é a principal marca da SDSN Amazônia. “A premiação tem um grande papel, que é fazer com que as pessoas tirem de suas gavetas ou arquivos no computador iniciativas que não tem visibilidade por alguma razão. É uma forma de dar ênfase a soluções interessantes, que podem servir de inspiração, e para o compartilhamento e troca de experiências entre os membros da rede”, afirmou.

 

Já o vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleto Leal, abordou a forma como o isolamento social está mudando a rotina de trabalho de pesquisadores em todo o mundo, enfatizando a relevância do prêmio para incentivar e reconhecer as ações desenvolvidas.

 

“Temos acompanhado a evolução da Covid-19 no Estado e nada mais interessante de que, com esse prêmio, possamos motivar os pesquisadores para que apresentem soluções de saúde, educação, sustentabilidade, uma vez que a pandemia tem causado problemas ao desenvolvimento de pesquisas”, disse.

 

Premiação

 

Os 20 projetos mais relevantes serão publicados na Plataforma de Soluções Sustentáveis da SDSN Amazônia (http://maps.sdsn-amazonia.org/). Essa plataforma on-line, georreferenciada e trilíngue (português, espanhol e inglês) divulga soluções sustentáveis da região amazônica propostas por organizações públicas, universidades, institutos de pesquisa e organizações não-governamentais.

 

Um evento de premiação será realizado no dia 28 de julho para apresentar as cinco melhores soluções. Três delas receberão prêmios em dinheiro: o primeiro lugar receberá 2 mil dólares, o segundo lugar ganha mil dólares e o terceiro colocado 500 dólares.

 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: info@sdsn-amazonia.com.

 

Confira o lançamento:

 

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload