* Multilingual Content *

SDSN Amazônia lança desafio nas redes sociais para incentivar práticas sustentáveis

15-Jul-2020

 

Estimular ações cotidianas que contribuam para a conservação do meio ambiente é a proposta do desafio virtual “Transforme a sua cidade de casa”, que será lançado nesta quarta-feira (15) pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia), em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

 

A iniciativa faz parte do projeto “Rios Limpos: Qualificando a poluição de águas residuais nos igarapés através da Cooperação Sul-Sul”, que visa realizar um plano de ação para evitar a poluição de igarapés por resíduos nas principais cidades amazônicas: Manaus (Brasil), Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru).

 

Ao todo, três desafios sustentáveis serão publicados nas redes sociais da SDSN Amazônia (@sdsnamazonia), cada um com um vídeo-tutorial para o público repetir em casa e compartilhar. Ao fim de cada desafio, será realizado o sorteio de dois prêmios entre os participantes: um ecovaso de fio de malha e um kit ecológico com canudo, talheres, um copo reutilizável e uma escova de dentes de bambu.

 

“A ideia é estimular as pessoas a utilizar o contexto atual para refletir sobre sua relação com o meio ambiente e sobre o futuro que desejam construir, mostrando que atitudes simples podem fazer a diferença para garantir que as próximas gerações possam viver em um planeta sustentável”, explica a secretária executiva da SDSN Amazônia, Carolina Ramírez Méndez.

 

 

Desafios

 

O primeiro desafio será “Como separar o seu lixo em casa” e demonstrará como fazer a separação correta dos resíduos gerados em casa e os cuidados necessários com os mesmos. O objetivo é mostrar todas as etapas que envolvem o processo de separação adequada dos resíduos, evitando que materiais recicláveis acabem em aterros ou lixões. A reciclagem economiza recursos naturais, evita a poluição do solo e da água, e gera renda para muitas famílias.

 

O segundo desafio será construir um Plastijolo, uma solução simples para a destinação do plástico, que é o resíduo mais produzido no mundo. O Plastijolo é feito com uma garrafa PET recheada de plásticos, que devem estar limpos e secos – sem nenhum resto de comida. O resultado é um bloco de construção projetado para aproveitar a longevidade e a durabilidade do plástico, que pode ser usado em espaços de convivência para a comunidade, bancos, mesas, móveis para casas, bases flutuantes, entre outras aplicações.

 

Encerrando a campanha, o desafio “Reutilização de embalagens para confecção de vasos de plantas” mostrará que as embalagens descartadas diariamente podem ter um uso diferente em casa. Com um pouco de criatividade, potes e garrafas podem ser transformados em vasos para plantas, utilizados para guardar outros materiais ou virar objetos de decoração.

 

Como participar

 

Os desafios são voltados para pessoas residentes em todo o território brasileiro, peruano e colombiano. Para participar, basta fazer um vídeo ou fotos que mostrem o processo de reprodução do tutorial, publicar no Instagram até a data limite de cada desafio, marcando a hashtag #TransformeSuaCidadedeCasa e os perfis @sdsnamazonia e @fasamazonas. O participante também deve desafiar mais três amigos a fazer o mesmo.

 

O regulamento completo pode ser conferido no link.

 

Sobre a SDSN Amazônia

 

A SDSN Amazônia é uma rede que visa integrar os países da Bacia Amazônica, mobilizando universidades, organizações não governamentais, centros de pesquisa, instituições governamentais e privadas, organizações multilaterais e sociedade civil para promover a resolução prática de problemas para o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa faz parte da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN Global) e tem a secretaria executiva realizada pela FAS.

 

Confira o vídeo do primeiro desafio:

 

 

 

 

Please reload

CATEGORIAS
Please reload

ANTIGOS
Please reload